Ecossistema Alagoano de Startups: Um Estudo Radiográfico

Este trabalho apresenta informações sobre o perfil das startups e de seus empreendedores no estado de Alagoas e pretende motivar possíveis desdobramentos tanto no setor público quanto no privado. O ecossistema alagoano de startups passa por um momento de tentativa de união de esforços, entretanto, há um desconhecimento entre seus atores sobre o que cada organização vem fazendo. Embora ainda seja recente e pequeno, o ecossistema local de startups está em constante evolução, contando com empresas de destaque em âmbito nacional e internacional. Verificou-se que 15% das startups são geridas por mulheres, 82% dos gestores de startups possuem diploma de curso superior e que 41% dos entrevistados concluiu cursos de especialização, mestrado ou doutorado, o que revela que o ambiente acadêmico de fato tem estimulado a criação de empresas de base tecnológica. Em relação ao estágio de desenvolvimento das startups, 25% afirmaram ainda estar em fase de ideação, sendo que as demais encontram-se em estágio de validação, operação, crescimento ou tração.

Relatórios da Implementação da Metodologia de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) em Alagoas

Em março de 2020, iniciou-se a implementação da metodologia de desenvolvimento de ecossistemas de inovação em Maceió, Agreste (Arapiraca, Palmeira dos Índios e Batalha) e Sertão (Delmiro Gouveia, Piranhas e Santana do Ipanema). Após dois meses de mapeamento, workshops realizados em junho de 2020 validaram os graus de maturidade: Maceió em estruturação, Agreste e Sertão em estágio inicial. Um plano de intervenção foi criado e organizado com a participação de todos os atores do ecossistema.

Esse trabalho visa fortalecer redes de cooperação baseadas na quádrupla hélice (sociedade, governo, universidades e comunidade empresarial), promovendo inovação, conhecimento, criatividade e empreendedorismo para desenvolver os territórios envolvidos. O Sebrae atua como promotor e articulador, construindo planos de intervenção, fortalecendo incubadoras de negócios e apoiando programas de aceleração da inovação, promovendo trocas de conhecimento de forma digital, democrática e escalável.