A inovação brasileira ganhou destaque internacional com a conquista do People’s Choice Award no SXSW Innovation Awards 2025, considerado o “Oscar da Inovação”. O prêmio foi concedido ao projeto Batom Inteligente, desenvolvido por uma parceria entre o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), o Grupo Boticário, a Neurobots e a Embrapii. Entre os que trabalharam no projeto vencedor, está o designer alagoano Davi Pradines, que ajudou a levar o Brasil ao pódio da inovação tecnológica global.
Sobre a Inovação
O Batom Inteligente é um dispositivo que utiliza inteligência artificial e visão computacional para permitir a aplicação autônoma de batom por pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores. Com um simples toque em um botão, o sistema realiza um mapeamento facial, aplica o batom com precisão e finaliza com uma verificação da correta aplicação do produto. Todo o processo dura cerca de dois minutos e proporciona mais autonomia a usuários que antes dependiam de terceiros para esse momento de autocuidado.
A premiação é um marco para a inovação acessível na América Latina, já que o Batom Inteligente foi o único projeto da região a ser premiado entre 54 concorrentes internacionais. “A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade”, destacou Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.
Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D do Grupo Boticário, ressaltou a relevância da tecnologia para o setor de beleza. “Nossa nova tecnologia representa uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão. Trabalhamos por sete anos para criar uma inovação que empodera pessoas com deficiência a experimentarem a alegria e a confiança de usar batom de forma independente”, afirmou.
Com essa conquista histórica, o Brasil reafirma seu potencial como referência global em tecnologia acessível, mostrando que inovação e inclusão podem caminhar juntas para transformar vidas.