Depois do sucesso da Hand Talk, primeira Startup 100% Alagoana a conquistar premiações nacionais e internacionais, Alagoas surfa a onda das Startups de Impacto socioambiental se destacando com projetos inovadores, ganhando cada vez mais visibilidade no cenário nacional.
A Hand Talk foi a empresa pioneira do nicho de Impacto Social aqui no estado. Após vencer o primeiro Demoday de Alagoas, a startup fundada pelos sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, hoje é um negócio internacional sendo a maior plataforma de tradução automática para Línguas de Sinais do mundo.
Inspirado no grande sucesso da Hand Talk, nosso ecossistema local tem procurado lançar cada vez mais negócios voltados a pauta ESG, e tem conseguido o destaque merecido. A seguir conheça três Startups que estão se destacando neste cenário:
Amitis
Primeira Startup de Alagoas a receber investimentos no programa de negócios de maior audiência da televisão brasileira (Shark Tank), a Amitis tem um um propósito claro: promover impacto socioambiental através de hortas hidropônicas de baixo custo.
A Amitis visa não apenas cultivar plantas de forma inovadora, mas também impulsionar a soberania alimentar e combater o desperdício. Seus produtos, os Box Amitis, são colhidos dessas hortas, gerando renda para micro agricultores e oferecendo uma solução sustentável para centros urbanos.
Nosso Mangue
A Startup Alagoana Nosso Mangue atua na recuperação, preservação e conservação de áreas de manguezais para compensação em créditos de carbono, comercializando lotes de mangues para indústrias e instituições para realização de compensação ambiental.
No ano de 2022 o projeto obteve primeiro lugar no DemoDay do BNDES garagem, recebendo uma série de benefícios, deste que é o principal banco de investimentos do país (BNDES).
Mulheres Conectadas
A Startup Alagoana promove a conexão de mulheres com a tecnologia através da alfabetização digital. Tem como compromisso primordial promover a igualdade de gênero e capacitar mulheres para assumirem posições de liderança, contribuindo para a construção de um mundo mais diversos e inclusivo. A Startup de Maceió recebeu recentemente o prêmio da ONU pelo Movimento Elas Lideram.
Poderá ser Alagoas um estado referência na criação de projetos relacionados ao empreendedorismo socioambiental? Oportunidades para a criação de novos negócios não irão faltar.